terça-feira, 29 de novembro de 2011

Xenofobia


Um dos assuntos que merece uma atenção diferenciada é em relação a xenofobia,que é caracterizada por qualquer tipo de ofensa direta ou indireta verbal ou física a pessoas de preferência,'diferente' ao olhos da sociedade.
Muitas pessoas,principalmente aquelas que vivem em cidades pequenas ou até mesmo em países subdesenvolvidos,acabam se deslocando para lugares em desenvolvimento a procura de oportunidades de vida,seja por meio de estudo ou trabalho,e acabam sendo vítimas de antipatia por pessoas que já vivem naquele cotidiano,sendo muitas vezes alvo de maus tratos,físicos ou morais.Uma das principais vítimas,são os nordestinos que vão para São Paulo e os brasileiros que não para à Europa e que muitas mulheres,por serem conhecidas pelo trabalho' fácil' no Brasil,acabam sendo confundidas como prostitutas.
Podemos nos perguntar,os reais motivos para tais atitudes.A idéia de competição de trabalho,o preconceito da nacionalidade,o desejo de superioridade e a falta de respeito com o próximo,sem dúvidas são os principais fatores.
Infelizmente,vivemos em um mundo competitivo e individualista,que o respeito,diálogo,compreensão e humildade,são valores que a cada dia estão sendo esquecidos pela maioria dos cidadãos.
Atualmente,há leis que adotam punições para esses tipos de crimes,mas o que percebemos é que elas existem materialmente,mais acabam não sendo cumpridas severamente perante a sociedade.
Portanto,devemos procurar soluções eficazes,como promovendo uma educação familiar e escolar,que tenha como base,princípios éticos para os futuros cidadãos,e elaborando campanhas de conscientização,para só assim amenizar esse problema mundial.

2 comentários: