quarta-feira, 29 de junho de 2011

Língua é poder?


O preconceito é uma palavra muito presente na atualidade e existe em vários segmentos da sociedade.Mas o que vem sendo um dos assuntos mais abordado é em relação o modo de falar.
Infelizmente,a sociedade vem gerando um conceito negativo com a forma como as pessoas se expressam.Muitas vezes,acabam gerando ao próximo uma atitude de inferioridade ou até mesmo agressões orais e físicas.
As instituições escolares, procuram ensinar a língua padrão mas,muitas delas não procuram avaliar a vida cotidiana de cada indivíduo e acabam inocentemente bloqueando seu maior aprendizado,ou seja,as pessoas que não possuem um recurso de vida muito favorável e que vivem principalmente em ambientes rurais,é de natureza ter uma certa dificuldade e impacto as certas regras gramaticais.
Lógico que não podemos levar em consideração os tais motivos para não ampliarmos as regras cultas para as mesmas,pois assim,muitas delas sentirá inferior e pensará que não possui uma capacidade para um maior desenvolvimento.
Precisamos e devemos incluir essas pessoas para a aprendizagem formal,pois como sabemos,o mundo exige de nós uma visão mais ampla e uma linguagem coerente.
Falar e escrever bem,gera admiração e projeta uma boa imagem para as pessoas aos nossos redores.Consequentemente,adquirimos mais respeito e apareceram grandes oportunidades,pois a habilidade de se expressar e escrever,levam a lugares que muitos não podem chegar.
Hoje sem dúvidas,uma boa comunicação é uma das ferramentas para o sucesso,principalmente no ramo profissional.
A capacidade de comunicação,seja ela falada ou escrita,sempre nos traz benefícios positivos,pois quem a possui sempre,se diferencia.Cabe a nós brasileiros,entendermos o momento adequado do uso da língua informal e formal,para assim,não depararmos com situações constrangedoras.
Pois como diz Clarice Lispector:''A palavra é o meu domínio sobre o mundo.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário