quarta-feira, 29 de junho de 2011

O sentido da educação


Atualmente, sabemos que a educação é um bem precioso e necessário na vida de uma pessoa.
Com a educação,grandes oportunidades surgem em nossas vidas,a admiração e o reconhecimento são visadas por outras pessoas ao nosso respeito,adquirimos compreensão e uma visão crítica para acontecimentos cotidianos,principalmente em relação a política do nosso país.Sem esquecermos que a educação é acima de tudo um processo de liberdade individual e ela nos dar capacidade de fazermos nossas próprias escolhas e de evoluirmos como seres humanos.
Sem dúvidas,a escola possui uma enorme importância em nossas vidas,é ela que nos prepara para o futuro,pois sua missão não é só nos dar matérias específicas,é acima de tudo,nos dar preparo para enfrentar a sociedade.
Mas infelizmente,não é essa realidade que vemos em nosso país,existe uma grande parcela de pessoas que ainda se encontram excluídas do sistema educacional,por muitas vezes ter necessidades de trabalhar para o sustento da família ou mesmo por falta de incentivo e acompanhamento no lar que acabam afetando em seu aprendizado.
Somos conscientes que crianças e adolescentes precisam em primeiro lugar estar na escola,pois ela é o passaporte para uma vida mais digna,mas muitos não possuem essa mentalidade e acabam descartando algo tão valioso como a educação.
Portanto,o núcleo escolar juntamente com os pais que são de fundamental importância para o desenvolvimento dos filhos,devem proporcionar uma educação de qualidade para que futuramente os jovens possam ter uma vida melhor.
Pois como dizia José Arthur Giannotti:''O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho,mas formar uma nação com gente capaz de pensar.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário