quinta-feira, 30 de junho de 2011

A violência no Trânsito:


Todos os dias,presenciamos através das mídias,várias violências,mais a que vem merecendo atualmente um olhar diferenciado é em relação a violência no trânsito,que muitas vezes poderia ser evitadas.
A causa de tanta violência são várias,tais como:imprudência,ingestão de bebidas alcoólicas e outras drogas,impunidade,falta de atenção e respeito com o próximo,ausência de habilitação,entre outros fatores.
Muitas pessoas acreditam que,''decorando''as placas de sinalização e sabendo conduzir um veículo,já estão totalmente prontas para enfrentar o trânsito.Mas esses são apenas complementos importantes,a conscientização do motorista com seus próprios atos perante o volante é fundamental.É saber que qualquer ação mal executada poderá colocar em risco a vida de pessoas inocentes ou de si próprio.
Segundo as pesquisas,a principal causa de muitos acidentes é consequência da imprudência de jovens,principalmente menores de 18 anos,que muitas vezes acham que o exibicionismo está acima de tudo,principalmente das leis expostas pelo trânsito.
Infelizmente,o jovem não tem uma maturidade formada e vão muito pela regra do ''proibido é mais divertido'',do desejo de testar os próprios limites e ousadia,pois é nessa faixa etária que procuram maneiras de quebrar barreiras expostas pela sociedade,e acabam sendo personagens principais da cruel realidade dos acidentes com veículos automotores.
É importante e necessário que os pais saibam colocar limites adequados aos filhos,proporcionando regras elementares de segurança e respeito as normas de trânsito como exercício de cidadania.Pois é a partir de um diálogo e um lar equilibrado, que o adolescente forma um caráter humano e futuramente um adulto responsável,respeitando a vida na sociedade.

11 comentários: